ler Aquilino Ribeiro

"Mas, em qualquer altura, alguém que tenha a inclinação solitária, ou atenta, ou simplesmente erudita, abrirá um livro de Aquilino (…) e amará o seu verbo.» A.Bessa-Luís

História do coelho pardinho que ficou sem rabo

coelhopardinho_1962_1976_5md«O avô dos coelhos era um coelho pardinho, pardinho, da cor que ainda hoje têm os coelhos do monte, olhos verdes, orelhas de acelga a nascer, e uma cauda felpuda e comprida levantada em aspa à moda dos esquilos. Passava por esperto e tinha o covil da parte de fora duma quinta murada em redondo por uma parede muito alta. Ora espreitando certo dia por um buraquinho, avistou lá dentro uma rica horta com couves, cenouras e grande variedade de legumes.
─ Hortaliça saborosa … aquela! ─ pensou o coelhinho, lambendo o beiço em seco. ─ Se eu lhe pudesse chegar o dente!… O dialho é aquele cachorro de maus fígados que está sempre na resmunguice: “Ão-ão-ão! foge que te agarro, ladrão!”

Naquela manhã pareceu-lhe o cão mais cordato e metendo a cabeça pela talada chamou:
─ Pst! pst! Tejo, ó Tejo! Dás-me uma folhinha de couve?… Tenho muita fome, quase me não aguento nas pernas … Dá-me uma couvinha dá …
Aborrecido e mal-humorado respondeu o cachorro:
─ Não, não, que ralha o meu patrão!
─ É só uma, Tejo, só uma … ─ tornou o coelhinho em voz humilde.
─ Não, não, não, que são do meu patrão! ─ repetiu o rafeiro e, confiado, deitou-se a dormir ao sol.
─ Avarento duma figa! ─ exclamou o coelhinho em voz alta, certo de que ninguém ouvia. ─ Deixa estar que tu mas pagarás … só se não puder!

Daí a instantes rebenta a um medonho ressonar. Devia ser o cão que passara a noite a correr pela quinta com medo que os larápios lhe fossem à horta ou ao meloal! Nem um órgão da Sé. Pelo sim, pelo não, o coelhinho foi espreitar pela fresta da parede.» (AN, 1989, pp. 51 e 52 )

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: